segunda-feira, 21 de abril de 2014

Kefir - o bichinho que faz iogurte!

Minha tia me deu grãos de Kefir para preparar meu próprio Iogurte.  Resolvi então fazer uma pesquisa para saber cuidar da minha colônia de bichinhos e fabricar o melhor iogurte do mundo, o exclusivíssimo:  Iogurte DANELENA!

Os grãos de Kefir são uma colônia de vários tipos de leveduras (fungos unicelulares) e bactérias  que fermentam o leite produzindo uma espécie de iogurte.  -   Eu ganhei grãos de Kefir de Leite, mas também existe o Kefir de Água -  No leite, eles fermentam lactose, na  água com açúcar (açúcar mascavo por conter menos impurezas), eles fermentam a glicose.


O Kefir é cultivado desde o século XVIII e é passado de geração para geração. O kefir não é vendido é doado.


O CULTIVO

É fácil cultivar os grãos de kefir, precisamos somente de uma vasilha de plástico ou vidro para cultivar, uma peneira de plástico e uma jarra com tampa para guardar o iogurte na geladeira. Não utilize nada de metal pois os grãos são sensíveis a metais.

Coloque o leite nos grãos, quantidade suficiente para que os grãos "flutuem como peixes", deixe por 6 a 24 horas para fermentar - quanto mais tempo, mais ácido.

 
 
Depois de fermentado, basta passar no coador para separar os grãos do iogurte.



O iogurte de Kefir deve ser consumidor em até três dias. http://kefirbrasil.com/qual-a-temperatura-e-tempo-ideais-para-cultivar-o-kefir/



OS BENEFÍCIOS
 
O Kefir  é um alimento de fácil digestão, rico em proteínas e cálcio, vitaminas e pode auxiliar no tratamento de várias doenças. http://100comidasucosnaturais.blogspot.com.br/2009/04/kefir-e-seus-beneficios.html



COMO CONSUMIR O KEFIR




O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nos lanches entre as refeições, e pode ser batido com frutas e cereais substituindo outros alimentos mais calóricos.

Vitamina de "Tutti fruti" com Kefir - Basta bater Kefir com  suas frutas preferidas ou frutas da estação (morango, mamão, maçã, banana), acrescente um pouco de leite. Pode adoçar com adoçante, mel ou açúcar mascavo.    Evite frutas cítricas por conta da acidez e também porque elas liberam histamina favorecendo alergias.

Creamcheese de Kefir (rende 160 g de creamcheese) - Basta colocar o Kefir em um coador de pano pendurado em uma jarra de suco,  para drenar o soro.  Deixe dentro da geladeira para adquirir consistência e depois tempere com sal.


A Apresentadora Ana Maria Braga também é fã de iogurtes e do Kefir e garante que o uso diário de iogurte pode diminuir alguns centímetros da sua cintura.  ( http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/02/iogurte-consumo-diario-pode-diminuir-69-da-cintura-diz-pesquisa.html)

Este artigo foi inicialmente escrito para meu blog escolar "Diversão é Cultura, Cultura é Diversão"  mas tem tudo haver com culinária e me deu ideias para trazer receitas saudáveis e light também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.