Depois que postei algumas aventuras culinárias no Blog "As Aventuras de Ana Helena", percebi que as receitas fizeram sucesso e que muitas pessoas tem interesse em trocar receitas - e com razão: comer é muito bom e todo conhecimento só tem valor se ele é transmitido! Por isso, com ajuda da minha Dinda, resolvi organizar nossas Aventuras Gastronômicas aqui. Sejam bem vindos, curtam bastante e fiquem à vontade para compartilhar receitas comigo. Abraços cheios de açúcar e confeitos. Ana Helena
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Costelinha de Porco do Vovô
Meu avô adora uma costelinha de porco e minha tia faz esse prato para ele. Tem que começar um dia antes pois a carne precisa "marinar" (dormir no tempero) para pegar gosto.
Ingredientes:
3 kg de costela de porco fresca
3 cebolas
6 dentes de alho grandes
3 copos de vinho seco de mesa
3 limões grandes (suco)
1 molho de salsa
alecrim
3 pimentas malaguetas
4 folhas de louro grandes.
500-700 ml de banha de porco derretida
Preparo:
Na véspera, prepare o tempero batendo tudo no liquidificador. Corte a costela em pedaços grandes. (a costela da foto, de 3 kg, foi dividida em 4 ou 5 pedaços), espete a faca para garantir que o tempero penetre na carne e coloque em um saco plástico grande, despejando logo em seguida o tempero e acrescentando as folhas de louro. Deixe na geladeira até o dia seguinte.
Coloque as costelas em um tabuleiro, despeje a banha derretida fervendo em cima e depois o caldo temperado. Cubra com papel laminado e leve ao forno alto, já pré-aquecido, por 3-4 horas. Pegue uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e frite a costela apenas para dourar, pois ela já esta cozida.
Sirva com batatas coradas, legumes, arroz branco, pedaços de abacaxi que são excelente com carne de porco. Na foto, minha tia serviu com batatas coradas.
Ah, não jogue fora aquele caldo maravilhoso de tempero - deixe esfriar, coloque na geladeira que ele separa da banha do porco. Ele pode ser reaproveitado temperando outra carne ou como molho - é delicioso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante.
" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".
Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.
Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.