quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Melomakárona (Μελομακάρονα)

São biscoitos gregos natalinos deliciosos que minha tia recebe todo ano vindos da Grécia, de um amigo de nossa família.

Ingredientes:
2 xícaras de chá de azeite extra virgem
1 xícara chá de açúcar
½ xícara de chá de suco de laranja
½ xícara de chá de conhaque
2 colheres de chá rasas de canela em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
8 xícaras de chá de farinha bem peneirada
200 g de nozes bem picadas

Preparo:
Junte 7 xícaras  de farinha de trigo com o fermento e o bicarbonato em um recipiente e reserve. liquidificador, bata todos os outros ingredientes (açúcar, suco de laranja, conhaque, azeite). Depois de batidos, coloque em uma bacia grande e vá juntando a mistura de farinha aos poucos suavemente para que o líquido seja absorvido pela farinha.   Não pode sovar a massa para que o azeite não se separe.
Feito isso, tente moldar um biscoito.   Se o biscoito ficar mole demais, vá adicionando mais farinha até chegar ao ponto de moldar.
Asse em forno médio em forma untada com azeite até ficarem dourados - não deixe torrar demais, verifique o fundo do biscoito, se tem lastro.

Ingredientes da calda:
1 xícara de chá de mel
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água

Preparo da calda:
Levar ao fogo os ingredientes e contar 5 minutos após o início da fervura. Vá tirando a espuma que se forma por cima.  Banhe os biscoitos frios na calda quente. Quanto mais tempo o biscoito ficar imerso, mais mole e menos crocante ficam.   Coloque-os em um tabuleiro e cubra com nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.