domingo, 28 de dezembro de 2014

Peru de Natal


Nada mais gostoso que o tradicional peru na ceia de Natal. 

Você acha que o peru que compramos no mercado já vem pronto para assar?   Claro que não!

Aquela história de peru já vir limpo e temperado é uma lenda... ele vem sujo e mal temperado.  Então, como pretendemos deixar o peru marinar, mais de 12 horas no nosso tempero, começamos a prepará-lo na antevéspera de Natal, com o peru já descongelado.

Em primeiro lugar dê um bom banho no seu peru, tire toda aquela penugem perdida agarrada na pele, pedaços de rim e pulmão que ficam agarrados na cavidade na proximidade das costelas,  remova a glândula uropigiana  do rabinho (aquela que produz uma substância oleosa para impermeabilizar e dar elasticidade às penas), lave a pele do papo, onde foi retirado o pescoço, removendo partes da goela e gânglios que vem agarrados na gordura.  Descole a pele do peito e da lateral das coxas com a mão retirando aquela "gosminha" e abrindo caminho para a entrada de tempero e manteiga.



Depois de limpo, tempere com sal, alho, pimenta do reino, cominho, vinagre e vinho branco.  Passe bastante tempero nas cavidades, entre a carne e a pele descolada,  deposite lascas de manteiga ou margarina entre a pele e a carne (é isso que deixa  a carne do peito bem suculenta) e deixe o peru marinar da noite do dia 23 para o dia 24.


Aqui em casa recheamos o peru com farofa de miúdos atrás e, no papo usamos uma farofa doce - a mesma farofa de miúdos acrescida de castanha, passas e ameixa.  Para costurar a pele, use uma agulha grande e grossa e fios de linha quadruplicado.  Minha avó assa entre as pernas do peru, fechando o recheio, uma maçã. No peru da foto colocamos 3 maçãs que depois de assadas são uma delícia.
 

Calcule bem o horário de colocá-lo no forno pois cada peru tem um tempo de cozimento de acordo com seu peso - consulte a embalagem.


Eu cubro o peru com papel laminado invertido (brilho para dentro e parte opaca para fora - lembrando que o brilho reflete o calor) e depois que o peru estiver assado, retiro o papel e deixo dourar.  Decore seu peru como quiser, tenha sempre folhas verdes, alface, salsa, cebolinha, fios de ovos, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

" É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato".

Mas lembre-se que a internet não tem limites territoriais, éticos ou morais, impondo a necessidade de moderação com intuito de proteger os usuários do blog e respeitar as diferenças.

Assim, me reservo o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, preconceituosos, difamatórios, caluniosos, que sejam de alguma forma prejudiciais a terceiros ou textos de caráter promocional.